domingo, 23 de janeiro de 2011

AS COLUNAS DE UMA GRANDE SOCIEDADE

CRONICAS DE VERDADE

Tenho as narrativas bíblicas como verdadeiras. Tenho plena certeza de que nenhuma alegação de erros na Bíblia se comprovará como jamais se comprovou no correr de uma longa história de perseguição contra ela por parte de reis, intelectuais, imperadores, clérigos e leigos. Sendo essa minha crença, posso iniciar esta crônica fazendo referência à história bíblica de Caim.

Depois que matou a seu irmão Caim resolveu romper qualquer possibilidade de relacionamento com Deus. Disse que seria um errante. Feito isso deixou a casa dos pais e iniciou sua jornada mundo a fora; riscou Deus de sua vida e, conseqüentemente da de seus descendentes e iniciou a construção de uma cidade.

De fato sua cidade era muito bem estruturada. Havia toda sorte de profissionais necessários a seu pleno desenvolvimento. Pecuaristas. Metalúrgicos. Músicos. Logicamente que dentro dessas três categorias de profissionais derivavam outros, por exemplo, creio que a classe dos músicos se subdividia em poetas, letristas, inventores de instrumentos, musicistas e assim por diante. E a mesma regra cabia às demais que se subdividiam em outras profissões necessárias ao pleno desenvolvimento da cidade que Caim soerguia.

Mas nenhuma civilização se sustenta sem Deus. Foi o caso com a cidade de Caim. A civilização de Caim logo se degenerou. A violência passou a imperar. Desrespeito para com as mulheres e devassidão em grau elevado. A violência e o estabelecimento do respeito pela força parece ter sido uma das tônicas que imperava na cidade de Caim. Os capítulos iniciais do livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia nos conta que a civilização de Caim e os que seguiram seu modelo de devassidão foram engolidos pelo juízo de Deus através da águas do dilúvio.

Nesse ponto faço uma pergunta propícia a nossa conversa: Quais são as colunas de uma grande sociedade? Respondo da seguinte maneira: para se ter uma sociedade forte, precisa constar nela pessoas que sejam bons exemplos de conduta. Pessoas que moldem nosso proceder em todas as áreas de nossos relacionamentos. Podemos dizer que a partir dos bons modelos é que se estabelece uma sociedade justa, produtiva, organizada que está em constante desenvolvimento. Para o devido estabelecimento de uma sociedade justa, produtiva, organizada e que está em constante desenvolvimento é necessário a participação de professores, artistas, políticos, médicos e motoristas, garis e trabalhadores de modo em geral que hajam dentro da lei do país e de Deus.

Porém, acima de tudo essa sociedade precisa de líderes espirituais inteiramente comprometidos com a verdade, honestidade, desprendimento, amor, companheirismo e com a Palavra de Deus hoje contida na Bíblia.

Essa tese é vista por toda a Escritura sagrada.

Lucas, o evangelista destaca dos dias de Herodes, O grande (aquele que matou as criancinhas nos dias de Jesus) três pessoas cujas virtudes ele faz questão de descrever para contrastar com o baixo valor que se dava à moral e ao relacionamento com Deus nessa época.Daí se viver um tempo de tantas sedições e revolta social.

Estes três eram Zacarias, Isabel e João Batista (Evangelho de Lucas capítulo 1).

Zacarias e Isabel, diz Lucas eram justos e irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor, por conseguinte eram bons cidadãos. João Batista, o filho destes viria para restaurar o relacionamento de pais e filhos, viria para restaurar a verdadeira alegria e não beberia bebida alcoólica e conduziria o povo da desobediência para a prudência.

A sociedade dos dias de Herodes estava devastada. A família estava devastada. Pais e filhos rebelados uns para com os outros. Os próprios líderes espirituais da época não eram bons exemplos do que ensinavam. Quando interrogados pelos magos que vieram em busca “daquele que seria o Rei dos Judeus” citaram sem qualquer erro a profecia a respeito do lugar do nascimento do Messias, mas não demonstraram qualquer interesse em verificar se a história era mesmo fato ou não. Agiram assim por medo de ofender o rei e perder suas benesses. Mais adiante Jesus disse que estes “falavam o certo, mas não viviam o certo que pregavam”.

Por que Deus teria que enviar um profeta para restaurar a sociedade dos dias de Herodes (do mesmo modo como Deus enviou Noé para resgatar a sociedade pré-diluviana)? Pelo simples fato de que não existe sociedade que mantenha por muito tempo seu desenvolvimento sem Deus e suas leis. Eu quero apontar algumas razões porque os valores bíblicos são tão importantes para o soerguimento de uma sociedade justa, produtiva e em constante desenvolvimento. Faço questão de escrever o que diz as citações bíblicas para que seu olho fique nessa crônica, mas se quiserem podem conferir em suas próprias Bíblias caso tenham em casa:

1. Pela bênção que os retos suscitam a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada (Provérbios 11.11);
2. A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos (Provérbios 14.34);
3. Onde não há conselhos fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros, há bom êxito (Provérbios 15.22);
4. Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal (provérbios 16.6);
5. A prática da impiedade é abominável para os reis, porque com justiça se estabelece o trono (Provérbios 16.12);
6. Os homens maus não entendem o que é justo, mas os que buscam o senhor entendem tudo (Provérbios 28.5)

Digo que para erguer uma sociedade é preciso se ter inserido nela pessoas que hajam pelo poder do Espírito Santo, que tenham comprometimento com Deus e seus mandamentos e preceitos. Todos esses itens constavam das características pessoais de Zacarias e Izabel e João batista na narrativa de Lucas, o evangelista.

Não somente a história bíblica comprova o que digo, mas nossa realidade cotidiana comprova essa verdade. O afastamento dos valores divinos afoga civilizações e as leva ao desaparecimento. Basta olhar com um pouco mais de atenção para a história das civilizações.

As colunas de uma sociedade justa, produtiva e em constante desenvolvimento são líderes espirituais que pregam e vivem o que pregam acerca dos valores bíblicos, além de profissionais, artistas e tantos outros profissionais éticos que servem a seu povo e obtém realização pessoal e financeira além de fazer o bem a seus semelhantes. Sem esses líderes e os valores bíblicos logo mais chegará a ruína de um país, de uma cidade, de uma civilização

Nenhum comentário: