sábado, 30 de junho de 2012

CONVERSA FIADA. SERÁ MESMO? (Micro conto)

Sabe aquelas conversas bobas quando a família está reunida? Aquelas em que se fala de tudo e não se fala de nada sério? Num desses dias, ou melhor, já era de noite. Estávamos eu, minha esposa e um dos meus filhos na sala. De frente da TV, o jornal notícia novas sobre o futebol brasileiro. Era o fracasso dos times brasileiros na “libertadores”. Minha esposa saiu com uma... Meu time tinha a vantagem de perder de um gol, mas perdeu. Droga! Gosto nem de pensar. Ela disse o teu Flu... hein? Perdeu feio! Ela não podia ter dito coisa pior. Por isso digo que nessas conversas falam de tudo e não se fala de nada sério. Eu respondi: não foi só o meu Flu... que perdeu, foram todos os times brasileiros. Ela disse: mas eu estou falando do seu Flu... e não dos outros. E pra irritar mais ainda disse: não mistura as coisas. Essa conversa tola me fez refletir sobre algo mais importante. Se você e mais dez pessoas fossem flagrados burlando uma regra do trânsito mas somente você recebesse a punição, como você reagiria? Acho que dizendo: porque os outros não foram punidos também? Ah, não aceito, não? Vou reivindicar os meus direitos? Não seria essa a sua e a minha reação? Eu vou irritar a você d jeitinho que minha esposa a mim: Não mistura as coisas, não. Pague por sua punição. Você está errado. Deixa a vida dos outros pra lá. Se você reconhece seu erro é menos um mau caráter no mundo. O seu erro não deixa de ser erro porque os outros não foram punidos. O meu time não mudou sua situação só porque eu argumentei que os outros também foram desclassificados. Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão (Mateus 7.5). Luiz Flor dos Santos.

Nenhum comentário: